Polícia Ambiental e Inea investigam o caso. Multa pode passar dos R$ 10 milhões. Concessionária Águas do Rio interrompeu abastecimento de água em localidades de São Sebastião do Alto e Itaocara.
O rio Negro, usado na captação de água para abastecer cidades das regiões Serrana e Noroeste do Rio de Janeiro, foi atingido por um derramamento de resíduos da indústria Votorantim Cimentos, que fica em Cantagalo .
Devido à suspeita de contaminação, desde que sentiu um forte odor no rio, na quinta-feira (28), a concessionária Águas do Rio informou ao g1 que precisou, por segurança, interromper o abastecimento de água. O g1 tenta saber o tipo de resíduo que vazou.
"Foram realizadas coletas no rio Negro e do matéria industrial que vazou da cimenteira para uma análise detalhada da qualidade da água e avaliação da extensão do problema. O abastecimento será normalizado assim que forem afastados todos os riscos para a saúde humana", explica.
O caso está sendo investigado pela Polícia Ambiental e pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea). O Instituto informou, em nota, que as atividades da empresa cimenteira na região foram suspensas cautelarmente e que ela foi notificada a remover todo o material e recuperar a área imediatamente.
Ainda segundo o Inea, somadas, as multas podem ultrapassar os R$ 10 milhões, disse também que mantém contato com os representantes da Votorantim Cimentos, que está fazendo o acompanhamento das atividades de resposta e que fará uma vistoria para avaliação do cenário pós-emergência.
Fonte G1.