O Ministério da Saúde, em nota destacou que por enquanto "não há evidências de alteração na gravidade dos casos" de Covid-19 associados à nova variante detectada pela primeira vez no Brasil em São Paulo. A linhagem XBB.1.16, também conhecida como Arcturus, tem sido monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) depois de provocar uma alta de casos na Índia e se disseminar para outros países.
"O Ministério da Saúde informa que, até o momento, foi notificado sobre um caso da variante XBB.1.16 no estado de São Paulo. As evidências atuais relacionadas a esta linhagem da variante ômicron não indicam risco adicional à saúde pública se comparada a XBB.1.5 (principal linhagem em circulação no Brasil atualmente), bem como não há evidências de alteração na gravidade dos casos", diz a pasta.
Segundo a OMS, a Arcturus já foi identificada em cerca de 33 países, principalmente na Índia, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, Cingapura e Japão. Ontem, a prefeitura de São Paulo afirmou ter detectado um caso da subvariante na capital paulista.